ABRACE ESSA CAUSA!


Os efeitos da aids na vida de crianças e adolescentes brasileiros são devastadores. A doença afeta a saúde dessa população quando são infectados pelo HIV através da mãe e compromete sua estrutura familiar quando ficam órfãos em decorrência da aids.

O Adoção PositHIVa é um livro-reportagem que retrata a dificuldade que crianças e adolescentes abrigados em casas de apoio de Curitiba enfrentam na adoção por serem portadores do HIV. Alguns deles são órfãos, outros foram abandonados pela família. A adoção para eles representa a esperança de uma vida nova, a possibilidade de reconstruir ou construir uma família, onde serão amados e poderão conviver com o HIV de uma forma mais feliz.

Entretanto, adoções de crianças portadoras de HIV/aids são muito raras, as de adolescentes mais ainda. O Adoção PositHIVa apresenta-se como uma fonte de informação sobre adoção, aids e as possibilidades quando esse fatores se encontram. Além de informar, esse livro visa quebrar as barreiras que impedem uma ADOÇÃO POSITIVA!

_______________________________________________

Polêmico, projeto propõe flexibilizar regras de adoção de crianças e adolescentes



Um projeto de lei de autoria do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) tem causado preocupação em profissionais, militantes e entidades que defendem os direitos da criança e do adolescente. Trata-se do PLS 394/2017, que propõe mudanças nas regras de adoção estabelecidas no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e institui o Estatuto da Adoção. O projeto interfere no trabalho de psicólogos e assistentes sociais que hoje atuam nos fóruns do país em processos de adoção, ao propor que tais funções possam ser exercidas por funcionários das administrações municipais. Segundo o Movimento pela Proteção Integral de Crianças e Adolescentes, o projeto pode causar uma série de desobrigações às políticas públicas setoriais básicas que deveriam preservar laços familiares. A deputada Beth Sahão (PT) pondera que o Estado também tem responsabilidade em ajudar a mãe a criar o seu filho. Clique aqui e ouça a reportagem da Rádio Brasil Atual.

Nenhum comentário: