ABRACE ESSA CAUSA!




Adoção PositHIVa é um livro-reportagem que traz histórias reais de crianças e adolescentes com HIV, acolhidos em casas de apoio de Curitiba/PR, que vivenciaram o desafio — e a esperança — de encontrar uma família.

Escrito em 2006, o livro retrata a realidade daquela época. Alguns dados e referências estão desatualizados: na ocasião, por exemplo, o Cadastro Nacional de Adoção ainda não existia e os números da AIDS eram outros. Mas o que permanece atual são os relatos — intensos, corajosos e comoventes — de quem sonhava com pertencimento e de famílias dispostas a enxergar além do diagnóstico.

Mesmo com os avanços da medicina, o preconceito ainda é uma das maiores barreiras à adoção de crianças vivendo com HIV. E, ainda hoje, muitas continuam invisíveis, aguardando por um lar.

Mais do que informar, Adoção PositHIVa convida à escuta, à empatia e ao amor sem barreiras. É, até hoje, a única obra jornalística brasileira a unir dois temas tão sensíveis — adoção e HIV — com o propósito de esclarecer, sensibilizar e ajudar a transformar encontros possíveis em adoções positivas.



Vou escrever a segunda edição do livro :) Faça parte, compartilhe a sua história!


Escrevi o Adoção PositHIVa em 2006, como TCC do curso de Jornalismo. O trabalho tomou uma dimensão inimaginável... foi premiado... batalhei para publicar e imprimir apenas 200 unidades. Na época achei que seria muito, ficaria com um estoque na minha casa... que nada!! Os exemplares impressos acabaram faz tempo! Desde 2008, ano de lançamento do livro e do blog, enviei livros para diversas cidades desse Brasil, desde Porto Alegre até Manaus. Alegria que não cabia no peito cada vez que remetia um livro pra outra cidade. Eu arcava com o custo do envio e confiava àquele que solicitou o depósito do valor simbólico de R$ 20,00 + o custo do Correio para que o depósito fosse feito para uma das instituições que abrigavam crianças soropositivas aqui em Curitiba, APAV e ACOA (atualmente, ambas encerraram as atividades). Era mais uma forma de ajudar as crianças abrigadas. Outra parte do estoque foi doada a interessados. E desde que acabaram os impressos, envio a versão digital gratuitamente para quem entra em contato comigo através de e-mail (quase toda semana tem solicitação), pessoas que pesquisam e acham esse blog como uma luz no fim do túnel, pois desde 2006 (!!!) ainda não foi lançado nenhum material jornalístico que aborde Adoção e Aids (lembro até que esse foi um argumento forte na defesa do meu TCC!). Então fico MUITO feliz em saber que o livro cumpre com o seu objetivo de levar informação a quem se interessa por esse tema, seja como apoio para trabalhos científicos ou como inspiração para adoções positivas. E o blog faz essa ponte, de forma muito eficaz, mesmo desatualizado por uns períodos, às vezes sem resposta aos comentários (“em casa de ferreiro o espeto é de pau”), mas nunca deixei de responder aos e-mails que chegam através dele!

Toda vez que eu encaminho o livro, esclareço que ele foi escrito em 2006, que os números sobre HIV/Aids estão desatualizados, que as informações sobre os processos de adoção também, pois na época não existia, por exemplo, o Cadastro Nacional de Adoção o que, teoricamente, surgiu para facilitar e agilizar as adoções. Mesmo assim envio, pois os relatos das famílias e as histórias de AMOR ali contidas são reais e, sim, acredito que ainda podem inspirar e tocar o coração de quem os lê.

E sem mais rodeios, o objetivo deste post é comunicar que estou dando ouvidos a esse chamado, o de continuar honrando essa causa, informar, esclarecer e abrir caminhos para as Adoções Positivas. Plantei a primeira sementinha desse próspero projeto, vou iniciar a pesquisa para escrever a segunda edição e quem quiser contribuir com a sua história ou trabalho em prol desse universo, será MUITO bem-vindo!

Gratidão! E vamo que vamo!!

daypositiva@gmail.com
facebook.com/adocaoposithiva


Nenhum comentário: