É a transmissão do HIV de mãe para filho. Ocorre quando a criança é infectada durante a gestação, parto ou por meio da amamentação. Mas é possível evitar a contaminação do filho de mãe portadora do HIV através do diagnóstico precoce da gestante infectada, o uso de drogas anti-retrovirais, parto cesariano programado, a suspensão do aleitamento materno, substituindo-o por leite artificial (fórmula infantil). Durante o pré-natal, toda gestante tem o direito e deve realizar o teste HIV. Quanto mais precoce o diagnóstico da infecção pelo HIV na gestante, maiores são as chances de evitar a transmissão para o bebê. O tratamento é gratuito e está disponível no SUS - Sistema Único de Saúde.
ABRACE ESSA CAUSA!
Adoção PositHIVa é um livro-reportagem que traz histórias reais de crianças e adolescentes com HIV, acolhidos em casas de apoio de Curitiba/PR, que vivenciaram o desafio — e a esperança — de encontrar uma família.
Escrito em 2006, o livro retrata a realidade daquela época. Alguns dados e referências estão desatualizados: na ocasião, por exemplo, o Cadastro Nacional de Adoção ainda não existia e os números da AIDS eram outros. Mas o que permanece atual são os relatos — intensos, corajosos e comoventes — de quem sonhava com pertencimento e de famílias dispostas a enxergar além do diagnóstico.
Mesmo com os avanços da medicina, o preconceito ainda é uma das maiores barreiras à adoção de crianças vivendo com HIV. E, ainda hoje, muitas continuam invisíveis, aguardando por um lar.
Mais do que informar, Adoção PositHIVa convida à escuta, à empatia e ao amor sem barreiras. É, até hoje, a única obra jornalística brasileira a unir dois temas tão sensíveis — adoção e HIV — com o propósito de esclarecer, sensibilizar e ajudar a transformar encontros possíveis em adoções positivas.
6 comentários:
Olá Dayane, lembra de mim? =) Este ano sou eu que vou ao Expocom Nacional para concorrer com o meu livro, hehe - vai ser difícil suceder a você! E puxa, fiquei mito contente por você ter conseguido publicá-lo. Vou aparecer por lá no lançamento para te dar os parabéns pessoalmente! Um abraço da Estelita
Dayane,
Já coloquei na agenda o bate-papo do dia 21, no Shopping Estação.
Espero que não surja nenhum evento na agência para este horário.
Boa sorte!!! Tenho certeza que será um sucesso...
Beijos,
Débora
Oi Day!! que saudades estou de vc!
;) Muito legal o seu blog, ao visitá-lo me interessei mais em ler o livro! Vem logo pra Gyn. beijos e sucesso!
Pedro, padrinho da Gabi.
OI DAYANE BOM DIA.
EU ESTOU PRA ADOTAR UMA CRIANÇA PORTADORA DO HIV,ELA É UMA ADOLECSENTE DE 13 ANOS É A COISA MAIS LINDA. SE VC PODER ME DAR UMAS DICAS VOU ADORA,BJS.
Olá Dayane tudo bem???
Acabei achando seu blog através de pesquisa via google, estava pesquisando sobre adoção e acabei achando se blog, achei fantástico. A Adoção em si já é um tema bastante discutido, imagina a Adoção Positiva, ou seja, adotar uma criançã ou adolescente que é
portadora do virus HIV. Creio que seu Livro trará mais luz ao tema em debate, e desfará todo tipo de preconceito.
Parabéns pela iniciativa.
Michel Lucas
Olá, Dayane!
Parabéns pelo blog. Eu sou do Rio de Janeiro e coordeno um grupo de Apoio a Adoção, com certeza divulgarei seu blog nas reuniões.
Gostaria de saber como adquiro seu livro? Terei em algum site de vendas?
Sucesso!
Abraços
Postar um comentário